Rimas e LengaLengas no Pré Escolar


CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

A aquisição da consciência fonológica é um dos marcos mais importantes adquiridos no Pré Escolar. A "consciência" da língua falada; a sensibilidade aos sons das palavras (fonemas); estrutura sonora e a  percepção de que as frases podem decompor-se em palavras; palavras em sílabas e sílabas em fonemas e estes, por sua vez, repetem-se em diferentes palavras.

O treino fonológico é um pré requisito fundamental para a aquisição da leitura e escrita, por isso está tão presente nas actividades do Pré Escolar através de rimas; lengalengas; separação de palavras em sílabas; identificação de palavras com o mesmo som inicial; identificação de palavras ou sílabas com o mesmo som final; contar os sons que fazem parte das palavras; entre outras.

Segundo Zorzi (2003) a criança só avança para a fase silábica de escrita, quando se torna atenta às características sonoras da palavra, especialmente quando ela chega ao nível do conhecimento da sílaba.

mais...
CAPOVILLA, A. G. S. e CAPOVILLA, F.C. Problemas de Leitura e escrita. Como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo, Memnon, 2000
GUIMARÃES, S.R.K. Dificuldades no Desenvolvimento da Lectoescrita: O papel das Habilidades Metalingüísticas. In Psicologia: Teoria e Pesquisa. Jan-Abr 2003, vol 19 n. 1. Pp. 33 - 45
ZORZI, J. L. Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: Questões clínicas e educacionais. Porto Alegre: Artmed, 2003

Comentários

Mensagens populares