Conhece as Crianças que tem?


















A actual sociedade, o ritmo de trabalho, stress, pressões, a procura pela satisfação imediata, os dias que - “podiam ter mais de 24 horas!" quem é que nunca fez este pedido?!! O trânsito, os relatórios, as reuniões …



Estamos numa era exigente, pretende-se que sejamos polivalentes, flexíveis e versáteis, contudo paralelamente a esta correria desenfreada, ocorrem mudanças muito silenciosas e subtis, como pequenos sussurros, pequenos pontos luminosos, perfeitamente visíveis ao olho nu, mas apenas aos olhos de quem quer ver – as nossa crianças.

É urgente …
A era de aquário chegou e trouxe bons auspícios, cada vez mais tendemos a passar de uma sociedade de sobrevivência para uma sociedade de realização pessoal, Pais por onde passa a vossa realização pessoal?

É urgente…
Desde de abandonar um cargo de gestão num banco conceituado e dedicar-se ao celibato; trocar a casa citadina e a acessibilidade do meio urbano por uma casa no meio de uma aldeia, estas foram as escolhas de alguns quando se questionaram – Por onde passa o meu bem-estar? Os meus só estarão bem se eu também estiver.

Crianças na Era de Aquário
As crianças da geração vindoura reúnem um grupo de características que as torna tão especiais, as Crianças Índigo como são chamadas, apresentam uma sensibilidade fora do comum, não lidam muito bem com a autoridade, aprendem de forma diferente sendo muitas vezes necessário recorrer a uma pedagogia criativa para atingir resultados.São as crianças dos “cinco sentidos” pois quanto melhor for a estimulação mais eficaz é a aprendizagem.
A criança Índigo inicia a fase dos porquês mais cedo, não se contentando com qualquer resposta, tem uma excelente capacidade de argumentação e contorno de objecções, gosto por actividades como a pintura, trabalhos manuais, contacto com a natureza, criatividade, simbolismo e emocionalidade.


Estimular as Emoções


A inteligência emocional assume nesta era um papel significativo, não porque falamos em inteligência, mas sim porque lhe adicionamos o Emocional, podemos dizer que neste século nada se faz ou consegue sem Emoção. Os avanços da neuropsicologia e neurofisiologia expõem ao público a caixa negra mais bem guardada ao longo da evolução, e o espanto surge ao percebermos que a emoção vai no comando.
O Psicólogo John Gottman (2005), apresenta 5 passos para ser um bom preparador emocional junto das suas crianças, escusado será salientar que este processo não é unidireccional e requer que o próprio adulto seja estável emocionalmente.


1) Perceber as emoções das crianças e as suas próprias emoções;
2) Reconhecer a emoção como uma oportunidade de evolução, orientação e vivência profunda;
3) Ouvir com empatia e valorizar os sentimentos da criança;
4) Ajudar a criança a verbalizar as emoções;
5) Auxiliar na procura de soluções para os seus problemas;


Estas sugestões poderão estar a partir de hoje presentes nas conversas e nas atitudes que toma junto das suas crianças, perceber os reais motivos que estão por trás de uma birra ou choro, falar sobre os acontecimentos ou encontrar alternativas para facilitar essa expressão.
Quantidade de tempo e a qualidade de tempo, são duas variáveis distintas, a questão que se coloca será – Passo tempo de qualidade com as minhas crianças? Quantos por do sol já vi este ano com as minhas crianças? Quantas histórias já lhes li? …


É Urgente…

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.

É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Eugénio de Andrade

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