Bebés Prematuros


A duração de uma gestação tem de 38 a 42 semanas. A prematuridade ocorre quando o bebé nasce antes da 38ª semana, este acontecimento poderá ocorrer por diversos motivos.
A prematuridade pode ser classificada por prematuridade limite, moderada e extrema, sendo que nesta última o parto ocorre antes das 30 semanas.
Além das preocupações parentais e das complicações que poderão eventualmente surgir, é sempre importante salientar a importância da relação Pais-Bebé; do vínculo e fundamentalmente do toque; como peças chave para um crescimento salutar.

O Método Canguru fortalece esta vinculação e confere benefícios comprovados para os pais e seus bebés.
Um estudo publicado no Jornal de Pediatria (Rio J.), permite-nos conhecer um pouco mais sobre este Método:
“O Método Mãe Canguru (MMC), também conhecido como "Cuidado Mãe Canguru" ou "Contacto Pele a Pele", tem sido proposto como uma alternativa ao cuidado neonatal convencional para bebés de baixo peso ao nascer (BPN). Foi idealizado e implantado de forma pioneira por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno-Infantil de Bogotá, Colômbia, e denominado "Mãe Canguru" devido à maneira pela qual as mães carregavam seus bebés após o nascimento, de forma semelhante aos marsupiais. Era destinado a dar alta precoce para recém-nascidos de baixo peso (RNBP) frente a uma situação crítica de falta de incubadoras, infecções cruzadas, ausência de recursos tecnológicos, desmame precoce, altas taxas de mortalidade neonatal e abandono materno.”
vol.80 nº 5 suppl. Porto Alegre Nov 2004.

Através desta descrição conseguimos perceber a importância do toque, uma vez que estes bebés não conseguem manter a sua temperatura corporal.
Vejam agora este vídeo descritivo de incubadora alternativa para Recém nascidos, que está a salvar muitas vidas nos países subdesenvolvidos.


Comentários

Mensagens populares