Intervenção Precoce (IP)

O QUE É?

Medida de apoio integrado, centrado na criança e na família, mediante acções de natureza preventiva e habilitativa, designadamente do âmbito da educação, da saúde e da acção social, com vista a:

 A) Assegurar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com  deficiência ou    em risco de atraso grave de desenvolvimento;
  B) Potenciar a melhoria das interacções familiares;
  C) Reforçar as competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia face à problemática da deficiência.

DESTINATÁRIOS:


- A intervenção precoce tem como destinatários crianças até aos 6 anos de idade, especialmente dos 0 aos 3 anos, que apresentem deficiência ou risco de atraso grave do desenvolvimento.
- Considera-se risco de atraso grave do desenvolvimento aquele que, por factores pré, peri ou pós-natal ou ainda por razões que limitem a capacidade de tirar partido de experiências importantes de aprendizagem, constitui probabilidade de que uma ou mais disfunções possam ocorrer.


CARACTERÍSTICAS DA INTERVENÇÃO PRECOCE: 

- A intervenção precoce implica uma cultura e atitude dos agentes envolvidos, assente no reconhecimento de que as necessidades destas crianças só podem ser devidamente avaliadas e interpretadas no contexto familiar e social.
- A intervenção precoce exige uma actuação de natureza comunitária, desinstitucionalizada, estruturada e assente em programas individualizados, desenvolvidos no domicílio e nos ambientes em que a criança habitualmente se encontra, designadamente em ama, creche e jardim-de-infância.


OBJECTIVOS DA INTERVENÇÃO PRECOCE


1)  Criar condições facilitadoras do desenvolvimento global da criança, minimizando problemas das deficiências ou do risco de atraso do desenvolvimento e prevenindo eventuais sequelas;
2) Optimizar as condições da interacção criança/família, mediante a informação sobre a problemática em causa, o reforço das respectivas capacidades e competências, designadamente na identificação e utilização dos seus recursos e dos da comunidade, e ainda da capacidade de decidir e controlar a sua dinâmica familiar; entre outros.
(Despacho Conjunto, n.º 891/99)

INTERVENÇÃO PRECOCE - TRISSOMIA 21

Comentários

Mensagens populares