O Desafio da Psicopedagogia

O conceito de Psicopedagogia encerra em si um vasto âmbito de acção, uma vez que reúne duas ciências a Psicologia e a Pedagogia.

A Psicopedagogia tem como alvo de estudo os processos de aprendizagem, ou seja, a maneira como aprendem e se desenvolvem as pessoas ao longo de todo o seu ciclo de vida. Como indivíduos estamos em permanente aprendizagem e esta é o resultado do meio onde nos inserimos; da genética que temos; da família; da sociedade, entre outros factores.
O desafio do Psicopedagogo será encontrar alternativas; delinear estratégias; planear  intervenções personalizadas; visando potencializar os processos de aprendizagem em cada indivíduo. Será na fase da Infância que este trabalho ganha maior relevo, pois será uma etapa de construção de bases sólidas através de sucessivas aprendizagens (ex: ler, escrever, contar, seriar, classificar, socializar, etc.).
Como pais muitas vezes nos questionamos "Será que os meus filhos estão preparados para os novos desafios da sociedade?"; " E agora! ele é tão diferente dos outros meninos, porquê que tem de aprender da mesma forma?
A Psicopedagogia tem uma missão:
Mostrar que independentemente das diferenças, todos podemos chegar aos objectivos a que nos propomos.




Comentários

CEPOV disse…
ola bete adorei o teu blog está com informação muito importante e é bem obejctivo.
parabens
conceicao cruz

Mensagens populares